domingo, 11 de novembro de 2012

LIONS CLUBE DE PARNAMIRIM "TRAMPOLIM DA VITÓRIA". PRESIDENTE: MARIA OZIENE DE PAIVA MAIA /CL. ANTONIO FERNANDES MAIA.

O QUE É O LIONS? QUEM SÃO OS LEÕES?


É uma organização internacional, cujos sócios desfrutam de um companheirismo e dedicam parte de seu tempo livre em auxiliar os que necessitam e melhorar as condições de vida de suas comunidades.
Como surgiu?
Surgiu em 1917, nos Estados Unidos. Um grupo de homens idealistas, dirigidos por Melvin Jones - agente de seguros de Chicago - criou um clube de prestação de serviços aos necessitados, sem levar em conta religião, ideologia política, raça, nem interesses comerciais ou pessoais.
Por que o emblema?
O emblema representa o Clube. A letra L, em cor dourada, é circundada por um campo de cor roxa e um anel dourado com o perfil de dois leôes olhando em direções opostas. Simbolicamente, os leôes olham para trás, orgulhos do passado, e para frente, confiantes no futuro.
E a Organização?
A denominação oficial do Lions Clube é ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBE ou simplesmetene LIONS CLUBE INTERNACIONAL. Está representado em 179 países diferentes com 42.000 Clubes, contando com 1.400.000 sócios.
Um sócio que se filia a um Lions Clube pela primeira vez paga à Associação uma taxa de administração. O pagamento das taxas anuais à Associação Internacional, Distrito e Clube constitui seu compromisso financeiro, assim como os custos com reuniões e participações em atividades.
As reuniões de Clube são realizadas pelo menos duas vezes por mês. Uma para tratar dos negócios do Clube e planejamento de atividades e, a outra, para atividades sociais (palestras), campanhas com presença das Domadoras (esposas dos leões).
Os Lions Clubes elegem seus dirigentes anualmente e executam atividades através de comissões.
Seu objetivo é "criar e fomentar espírito de compreensão entre os povos do mundo". A sede da Associação Internacional esta localizada em OAK BROOK, Illinois, EUA.
A filiação ao Lions Clube é somente feita através de convite.
Quais as atividades?
As principais são:
Conservação da vista; Atividades de audição; Serviços de proteção ao meio ambiente; Serviços internaconais; Serviços de saúde; Serviços sociais; Civismo; Serviços educacionais; Serviços recreativos e Serviços públicos.
MELVIN JONES
Foi o idealizador e fundador do leonismo internacional. Nascido em 13 de Janeiro de 1880 em Fort Thomas, Estado do Arizona - EUA, era pessoa benquista e DIretor da Agência Johson & Higgins de Seguros em Chicago. Em 1913 recebeu um convite para jantar num clube de relacionamento chamdo *The bisiness Circle* como muitos outros que existiam na época nas principais cidades dos Estados Unidos, em que cada membro representava uma categoria social. Este clube encontrava-se em decadência devido a conflitos de relacionamentos internos, e MELVIN JONES logo destacou-se por suas habilidades de gestão diplomática e aglutinador de esforços e numa inspiração visionária organizou 27 clubes deste tipo numa organização única e integrada, que em 10 de Outurbo de 1917, em Dalas, Texas, denominou-se ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES. O nome de Lions (LEÕES) foi escolhido pois simbolizava, desde tempos imemoriais, a liderança, a força, a coragem, a altivez e a lealdade em todos os povos do planeta. O leonismo desde logo foi um movimento vitorioso visto pela sua rápida expansão por todo o mundo sendo que o Lions Clube de Windsor, de Ontário, Canadá foi o primeiro Clube com desdobramento internacional. O Brasil ocupou a Presidência Internacional por duas vezes, sendo a primeira em 1977 pelo CL JOÃO FERNANDO SOBRAL, Sócio Honorário do Mater Clube, e pela segunda em 1999 pelo CL AUGUSTIN SOLIVA.
DISCURSO DE HELEN KELLER
Convenção Internacional de 1925 Cedar Point, Ohio, EUA, 30 de Junho de 1925
Estimados Leões e Senhoras:
Imagino que vocês já ouviram a história que descreve a oportunidade como uma senhora muito cheia de caprichos e que bate em todas as portas. Contudo, ela bate apenas uma vez e, se a porta não for aberta imediatamente, ela vai embora e nunca mais volta. E é assim que deve ser. Senhoras bonitas, desejáveis, não devem esperar. Vocês têm que sair à sua procura.
Eu sou a sua oportunidade. Estou batendo à sua porta. Quero ser adotada. A história não conta o que vocês devem fazer quando diversas oportunidades maravilhosas se apresentam na mesma porta. Imagino que vocês têm que escolher aquela que lhes agrada mais e o que lhes ofereço é repleto de oportunidades extraordinárias de serviço humanitáro.
A Fundação Americana para os Cegos foi fundada há apenas quatro anos. Ela surgiu devido às necessidades prementes dos cegos e desabrochou graças aos próprios cegos. Esta fundação tem um escopo e uma importância nacional e internacional. Ela representa o que há de melhor neste assunto. O seu objetivo é fazer com que a vida dos cegos seja mais compensadora em todas as partes do mundo, aumentando o seu valor econômico e dando a eles a alegria de exercer uma atividade normal.
Procure imaginar como cada um de vocês se sentiria se, de repente, ficasse cego hoje. Imaginem vocês tropeçando e andando às apalpadas tanto durante o dia como à noite; o seu trabalho, a sua independência, tudo perdido. Neste mundo escuro não seria bom se um amigo pegasse a sua mão e dissesse, "Venha comigo e lhe ensinarei a como fazer as coisas que você fazia quando podia ver"? É este tipo de amigo que a Fundação Americana vai ser para todos os cegos deste país se as pessoas que podem ver derem a ela o apoio do qual tanto precisa.
Vocês já ouviram contar que através de uma pequena palavra transmitida através de sinais feitos com os dedos de uma outra pessoa, um raio de luz de outra alma tocou a escuridão da minha mente e eu me encontrei, encontrei o mundo, encontrei a Deus.  Isto porque a minha professora ouviu falar de mim e atravessou a escuridão, a prisão silenciosa que me envolvia e agora sou capaz de trabalhar para mim e para outros. Precisamos mais do seu carinho do que do seu dinheiro. O presente, sem a simpatia e o interesse daquele que dá, é vazio. Se vocês se preocupam, se pudermos fazer com que as pessoas deste grande país também se preocupem, os cegos terão oportunidades de combater a escuridão.
A oportunidade que trago para vocês, Leões, é a seguinte: Fomentar e patrocinar o trabalho da Fundação Americana para os Cegos. Vocês me ajudarão a chegar ao dia no qual não teremos mais cegueira evitável; no qual nenhuma criança surda ou cega ficará sem escola; no qual nenhum homem ou mulher cega ficará sem ajuda? Apelo para vocês, Leões, vocês que podem ver, vocês que podem ouvir, vocês que são fortes, corajosos e bondosos. Vocês se tornarão os Paladinos dos Cegos na cruzada contra a escuridão.
Muito Obrigada.
CÓDIGO DE ÉTICA DO LEÃO
Demonstrar fé nos méritos da minha profissão esforçando-me para conseguir honrosa reputação, mercê da excelência dos meus serviços.
Lutar pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que, eqüitativa e justamente mereça, recusando, porém, àqueles que possam acarretar diminuição de minha dignidade, devido a vantagem injusta ou ação duvidosa.
Lembrar que, para ser bem sucedido nos negócios ou empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero comigo mesmo.
Decidir contra mim mesmo no caso de dúvida quanto ao direito ou ética de meus atos perante meu próximo.
Praticar a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espiríto desinteressado com que os dá.
Ter sempre presente meus deveres de cidadão para com minha localidade, meu Estado e meu País, sendo-lhes constantemente leal em pensamento, palavras e obras, dedicando-lhes desinteressadamente, meu tempo, meu trabalho e meus recursos.
Ajudar ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado.
Ser comedido na crítica e generoso  no elógio; construir e não destruir.
DECLARAÇÃO DE MISSÃO DO LIONS INTERNACIONAL.
Criar e fomentar um espiríto de compreensão entre todos os povos para atender às necessidades humanitárias oferecendo serviço voluntário através do envolvimento e da cooperação internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário