quarta-feira, 2 de maio de 2012

Secretaria de Saúde de Parnamirim abre campanha de vacinação no sábado

Qua, 02 de Maio de 2012 10:14 Malu Mayara [Redação Mais Parnamirim]
Imprimir PDF

As equipes de saúde de Parnamirim já receberam treinamento para a campanha nacional de vacinação contra a gripe que será aberta no próximo sábado e vai até o dia 25. A meta do município é vacinar 24.621 pessoas, entre idosos com mais de 60 anos de idade, gestantes, profissionais de saúde e crianças de 6 meses a 2 anos incompletos.

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Para a campanha em todo o Brasil, o Ministério da Saúde distribuiu 31,1 milhões de doses da vacina e repassou R$ 24,7 milhões do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais. Cerca de 240 mil profissionais do SUS estarão envolvidos na ação.

Como a vacina deste ano tem a mesma composição da distribuída no ano passado, pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças. As que foram vacinadas no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

REAÇÕES
A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica.  Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.

Estudos mostram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode diminuir em 60% o risco de pneumonia e em cerca de 50% a 68% o risco global de hospitalização.


METAS DA VACINAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário