quarta-feira, 9 de novembro de 2011

XXIV CONGRESSO NACIONAL DAS APAES-BELÉM-PA.


Apaes do Brasil fazem congresso nacional no Hangar

Com o tema: “Pessoas com deficiência, suas famílias e suas organizações: agentes de transformação” foi aberto oficialmente na noite deste domingo, 06, o XXIV Congresso Nacional das Apaes, e o V Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. 
Os eventos que ocorrem na capital paraense até a próxima quarta-feira, 9, reúnem mais de dois mil familiares, pessoa com deficiência intelectual ou múltipla, educadores, técnicos e gestores das Apaes de todo Brasil. 
Na cerimônia de abertura, o presidente da Federação Nacional das Apaes, Eduardo Luiz Barros Barbosa destacou o apoio recebido pelo governo do Pará para realizar o Congresso que acontece pela primeira na Região Norte. O Secretário Estadual de Saúde, Hélio Franco que representou o governador do Pará, Simão Jatene, em companhia de outras autoridades fez a entrega do Prêmio Stanislau Krynsky aos representantes de seis Apaes do Brasil que apresentaram trabalhos científicos voltados ao temas da deficiência intelectual e múltipla.
Após a premiação, o presidente da Associação Mundial das Pessoas com Deficiência, o peruano Julio Jara palestrou sobre as formas de exclusão e políticas para combatê-las. O Congresso Nacional das Apaes vai debater com palestras, seminários, mesa redonda quatro grandes eixos principais.
A procuradora e secretária executiva da Federação Nacional das Apaes, Sandra Marinho ressaltou que o congresso vai trazer proposições cientificas que colaboram para o debate das Apaes em todo país. “Teremos quatro grandes eixos de discussões que são: Desenvolvimento Humano no contexto sociocultural, Aprendizagem para toda a vida, Funcionalidade Humana, e Fortalecimento dos Movimentos Sociais e as Políticas de Estado”.Aguardem as fotos do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário