segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Católicos celebram os mártires em feriado estadual

ImprimirE-mail
Domingo, 02 de Outubro de 2011 15:58
Católicos do Rio Grande do Norte recordam, amanhã, feriado estadual, o massacre dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, mortos por holandeses no ano de 1645, por não aceitarem a imposição da religião protestante calvinista.

Em maio de 2000, o papa João Paulo II beatificou os mártires de Cunhaú e Uruaçu como exemplos  de fé cristã e defensores da Igreja Católica. Naquele ano, o Governo do Estado, em resposta à uma solicitação da Arquidiocese de Natal, decretou o feriado de 3 de outubro.

A data é simbólica. Foi no dia 3 de outubro de 1645, que 79 religiosos foram assassinados em Uruaçu. Dois meses antes, no dia 16 de julho, enquanto participavam de uma missa, 69 católicos foram massacrados em Cunhaú.

"Os mártires foram escolhidos como padroeiros do Rio Grande do Norte devido à importância do fato. Eles foram os primeiros mártires do Brasil, por isso o nome protomártires", explica Pe. Antônio Murilo de Paiva, capelão dos mártires.

O martírio será lembrando nas missas celebradas durante todo o dia de amanhã no Monumento dos Mártires. A primeira celebração acontece às 7h. Às 14h, a banda Nova Aliança fará um show, logo em seguida, se apresenta a cantora Maria do Rosário. O encerramento será às 18h com a última celebração eucarística do dia, presidida pelo arcebispo de Natal, Dom Matias.

É esperado a participação de 40 mil fiéis nas missas e shows católicos que estão programados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário