sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CERVEJA AJUDA A AUMENTAR O COLESTEROL BOM NO SANGUE.

Hoje à noite, tomar uma gelada no happy hour terá um motivo especial: o cuidado com a saúde. Duas pesquisas recentes, realizadas na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, mostram que o consumo moderado de cerveja eleva o nível de colesterol bom (HDL) no sangue, o que é benéfico ao coração. Moderação, nesse caso, significa nada mais do que duas latas (350ml cada) por dia para homens e uma para mulheres. A princípio, o álcool é o responsável pelo benefício do aumento do HDL, que também pode ser obtido com outras bebidas alcoólicas, desde que respeitada a quantidade máxima diária de 30 gramas de etanol. — Um dos efeitos colaterais do álcool, quando ingerido em excesso, é o aumento de gordura no fígado, que pode trazer danos cerebrais e circulatórios — diz a nutricionista esportiva e fisiologista Andrea Zaccaro de Barros.Fonte: Robson Pires.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

GREVE DOS PROFESSORES ESTÁ OFICIALMENTE ENCERRADA

Segundo a assessoria da secretaria estadual de Educação, após negociação realizada no final da tarde desta quarta-feira (28), com a participação da secretária Betania Ramalho, do Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, e de interlocutores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, o Sinte resolveu oficializar o fim da greve dos professores, na assembleia que ocorreu na tarde desta quinta-feira (29). Com isso, os professores que aderiram ao movimento devem retornar para suas atividades normais. Entre os pontos acordados, ficou decidido que a Secretaria de Estado da Educação irá dividir em seis parcelas o pagamento de R$ 6 milhões, referentes às horas suplementares dos professores que ministraram mais que 20 horas em sala de aula durante os meses de abril a julho deste ano. Esse parcelamento será feito a partir do mês de setembro.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

APAGÃO NO NORDESTE PODE ATRASAR PAGAMENTOS DOS FUNCIONÁRIOS ESTADUAIS.

Em nota publicada hoje (28), o governo do estado anunciou que o apagão elétrico que atingiu todo o Nordeste impediu a conclusão da transmissão dos arquivos eletrônicos da folha de pagamento do Executivo para o Banco do Brasil. Em razão dessa interrupção na transmissão de dados, o pagamento relativo ao primeiro dia útil de alguns órgãos da administração direta poderá não estar creditado à meia noite desta quarta-feira (28), como programado, e sim até o meio-dia desta quinta-feira (29).

domingo, 18 de agosto de 2013

BR-101 ALAGA APÓS HORAS DE CHUVA EM NATAL.

Na BR-101, próximo ao viaduto do 4º Centenário, um carro ficou ilhado As chuvas que começaram na tarde deste domingo (18) após uma manhã de sol e calor rapidamente causaram pontos de alagamento na capital potiguar. Na BR-101, próximo à Arena das Dunas, formou-se um desses pontos, onde um carro ficou ilhado e a altura da água escondeu canteiros e parte das rodas do veículo. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a probabilidade de chuva neste domingo era de 90%. A temperatura, por volta das 16h em Natal, é de 22ºC, com umidade relativa de aproximadamente 94%. A condição climática da cidade é de muitas nuvens com chuvas periódicas, que devem permanecer durante o resto do dia. A previsão para esta segunda (19) é de tempo nublado, mas com probabilidade de chuva próxima aos 5%. Da Tribuna do Norte

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

CÂMARA PODE VOTAR PEC DO ORÇAMENTO IMPOSITIVO E ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE.

As prioridades de votações da Câmara na próxima semana são a proposta de emenda à Constituição (PEC), que institui o Orçamento Impositivo para as emendas parlamentares e a conclusão da apreciação dos destaques ao projeto de lei que destina os recursos dos royalties do petróleo para a educação e saúde. Outras propostas também prioritárias, como as que tratam dos crimes hediondos e da minirreforma política, podem ser votadas no decorrer desta semana. A votação dos destaques ao projeto dos royalties depende da retirada pelo governo das urgências constitucional de três propostas que estão trancando a pauta de votações da Câmara: a proposta do novo Código de Mineração, a anistia de débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para as santas casas de Misericórdia e a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. O governo já sinalizou favorável à retirada da urgência para o Código de Mineração. Se as urgências forem retiradas, a Câmara poderá retomar as votações nas sessões ordinárias e aí iniciará o processo de votação pelos destaques ao projeto dos royalties para a educação e saúde. Concluída a votação, o projeto será encaminhado à sanção presidencial, uma vez que já foi aprovado pelo Senado. Em seguida, os deputados devem iniciar a votação do projeto de lei que torna crimes hediondos a corrupção e outros crimes envolvendo recursos públicos.Fonte:Robson Pires.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

DILMA SANCIONA SEM VETOS LEI QUE GARANTE ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL.

Dilma sanciona sem vetos lei que garante atendimento a vítimas de violência sexual

Qui, 01 de Agosto de 2013 20:31
PDFImprimirE-mail
A presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (1°) integralmente, sem vetos, a lei que obriga os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual. O projeto que deu origem à lei foi aprovado pelo Senado no começo de julho.
O atendimento a vítimas de violência deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, a realização de exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. A lei também determina a preservação do material coletado no exame médico-legal.
De acordo com a lei, o paciente vítima de violência sexual deverá receber no hospital o amparo psicológico necessário e o encaminhamento para o órgão de medicina legal e o devido registro de boletim de ocorrência. Os profissionais de saúde que fizerem o atendimento deverão facilitar o registro policial e repassar informações que podem ser úteis para a identificação do agressor e para a comprovação da violência sexual.