sábado, 29 de junho de 2013

TJRN-TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE.

TJRN dá posse ao novo desembargador Glauber Rego

Foi em tom de simplicidade que se deu a posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Glauber Rego, que foi eleito na última quarta-feira (26), na vaga destinada ao chamado Quinto Constitucional - que, desta vez, deveria ser ocupada pela classe dos advogados.
Com a presença de parlamentares, juízes e do colegiado do Tribunal de Justiça potiguar, o novo integrante da Corte assinou o termo de posse após passar mais de 15 anos no exercício da advocacia. Profissão que ele afirma reconhecer a importância nesse período. “Deixo a advocacia, mas levarei para sempre os conhecimentos adquiridos”, destaca o novo desembargador.
Glauber Rego foi o segundo mais votado – 11 dos 13 votos da Corte – na formação da lista tríplice que foi encaminhada à governadora Rosalba Ciarlini, a qual teve a responsabilidade de escolher o nome do integrante que iria substituir o desembargador aposentado Caio Alencar.
Para o presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, a Corte ganha com a juventude do novo desembargador, que tem características reconhecidas nos 15 anos em que representou a OAB/RN. “Ele tem a cautela como uma das principais características e isso nos ajudará muito no Pleno”, antecipa o presidente do TJ.
O pensamento é compartilhado pelo presidente da Ordem no RN, o advogado Sérgio Freire que afirmou que o TJRN marcou um “Gol de Placa” com a chegada do novo integrante. “Ele tem crédito, ética e uma grande responsabilidade, principalmente por quem ele veio substituir”, afirma o presidente da OAB, seccional RN.

Recepção


Coube ao colega de toga, desembargador Virgílio Macedo, dar as boas vindas, como representante da Corte ao novo integrante do TJRN. Virgílio Macedo ressaltou que o novo desembargador chega a um tribunal que, entre erros e acertos, tem “um passado e um presente de respeito”. Para ele, agora, não há mais “distinção de votos”, se referindo à votação que ocorreu na última quarta-feira.
Uma votação que, para o desembargador Glauber Rego, se deu em um processo de intensa democracia, durante a escolha da lista sêxtupla pelos advogados e que foi remetida ao TJRN. “O TJRN é grande e seus componentes estão prontos para enfrentar qualquer desafio”, reforça o novo desembargador, ao destacar que o cidadão já deu demonstrações que deseja “menos fala” e mais ação.
“Há 27 anos que eu aspiro a compor esta Corte e, hoje, assumo uma grande responsabilidade”, conclui o desembargador Glauber Rego.Fonte:Jean Carlos.

terça-feira, 25 de junho de 2013

REUNIÕES - PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF.


Dilma reúne STF, Senado e OAB para discutir proposta de convocação de plebiscito


Pelo segundo dia consecutivo, a presidenta Dilma Rousseff tem uma série de reuniões hoje (25) com o objetivo de discutir soluções para encerrar a onda de manifestações no país. Dilma marcou conversas ao longo do dia com os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coelho, do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Em debate, a proposta de convocação de um plebiscito para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para discutir a reforma política.
A presidenta também tem reuniões marcadas com representantes de movimentos urbanos, no Palácio do Planalto. Paralelamente, várias manifestações estão programadas em todo o país. Nas redes sociais, os líderes dos movimentos organizam assembleias para a definição de mais protestos. Na Universidade de Brasília (UnB) há reunião hoje à tarde.
Em Cristalina (GO), moradores da comunidade Marajó prometem fechar os principais trechos da BR-251, uma das vias de acesso ao Distrito Federal (DF). Os moradores protestam por melhores condições de saúde, educação e segurança. Eles também pedem a emancipação da região.
No Rio de Janeiro, um grupo de manifestantes mantém o acampamento perto da residência oficial do governador do estado, Sérgio Cabral. Segundo ele, só deixarão o local depois de recebidos por Cabral. O grupo reivindica maior transparência nas contas públicas. Em São Paulo há  três atos de protesto na capital – na zona sul, no Largo do Campo Limpo e no metrô Capão Redondo, assim como na zona leste.
Ontem (24), durante a reunião com 27 governadores e 26 prefeitos, Dilma detalhou sua proposta para a convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política. "O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado", disse a presidenta.
"Junto com a população, podemos resolver grandes problemas. Não há por que ficarmos inertes, acomodados ou divididos", acrescentou ela, informando que "o país deixou de ser governado para um terço da população". O governo vai disponibilizar mais R$ 50 bilhões para investimentos em obras de mobilidade urbana e a criação de um Conselho Nacional de Transporte Público, com a participação da sociedade e que deverá ter versões municipais.Fonte: Jean Carlos.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

PRESIDENTE DILMA ROUSSEF.

24 jun 2013

Só com mágica: Dilma prometeu que mudará o Brasil rapidinho!

dilma magicaA presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (24) que o governo vai disponibilizar mais R$50 bilhões para investimentos em obras de mobilidade urbana. O anúncio é uma resposta à onda de manifestações que ocorrem no país há mais de uma semana e que teve origem na reivindicação do Movimento Passe Livre pela redução da tarifa de ônibus em São Paulo.
Dilma se reuniu com representantes do MPL e fez o anúncio ao abrir uma reunião com 27 governadores e 26 prefeitos de capitais no Palácio do Planalto. A presidenta também anunciou a criação de um Conselho Nacional de Transporte Público, com a participação da sociedade e que deverá ter versões municipais.
Além das iniciativas para mobilidade urbana e transporte, Dilma reiterou medidas anunciadas em pronunciamento à nação na última sexta-feira (21), quando disse que faria um pacto nacional com estados e municípios para melhoria dos serviços públicos.
A presidenta também propôs um plebiscito a fim de convocar uma Constituinte para a reforma política, além de penas mais efetivas para corrupção, que poderá ser classificada como crime hediondo.
Na área de saúde, Dilma reforçou a intenção do governo de contratar médicos estrangeiros para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em regiões onde faltam mais profissionais. Dilma convocou os governadores e prefeitos para que acelerem os investimentos já contratados em hospitais, unidades de Pronto-Atendimento e unidades básicas de Saúde e a ampliar a adesão de hospitais filantrópicos ao programa que troca dívidas por atendimentos.
Para aumentar investimentos em educação – outro ponto do pacto nacional – Dilma reiterou que o governo defende a utilização de 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do pré-sal para o setor. A proposta depende de aprovação do Congresso Nacional.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

TELEXFREE.

Procon/RN orienta divulgadores da Telexfree a entrarem na Justiça

Por causa da decisão da Justiça do Acre suspendendo adesões e pagamentos da Telexfree em todo país, o Procon do Rio Grande do Norte está orientando os divulgadores da empresa aqui no Estado a entrarem com ações contra a empresa.
Em entrevista ao G1/RN publicada nesta manhã, o coordenador do Procon/RN, Araken Faria, disse que essa é a única saída para que as pessoas recuperem o dinheiro investido, pois a empresa só poderá voltar a operar (se voltar) quando o mérito da ação for julgado.
Araken também colocou o Procon/RN à disposição dos divulgadores para receber queixas sobre a empresa, mas reiterou que o melhor no momento é procurar diretamente a Justiça.
Perguntado sobre a decisão da Justiça do Acre, o coordenador se posicionou favorável a ela, afirmando que também considera a Telexfree uma empresa que se utiliza de pirâmide financeira.Fonte: Jean Carlos.

SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA-SISU.

Selecionados no SiSU fazem matrículas nos dias 21, 24 e 25 de junho

 A lista com os selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgada na manhã da última segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado da edição do segundo semestre de 2013 do Sisu está disponível no site do programa. As matrículas acontecem nos dias 21, 24 e 25. Essa é a primeira vez que a UFRN oferece vagas através dessa sistema de avaliação. São 2.454 vagas na instituição.
Para ver o resultado é preciso clicar no item Lista de Selecionados e, em seguida, indicar a instituição, local de oferta, curso, grau e turno. Os aprovados na primeira opção de curso serão automaticamente retirados do sistema. Caso não façam a matrícula na instituição para a qual foram selecionados, perdem a vaga.
Os selecionados com base na segunda opção de curso ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos podem permanecer no sistema e aguardar a segunda chamada, em 1º de julho. Nesse caso, os convocados farão a matrícula no período de 5 a 9 do mesmo mês. Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera, a partir de 1º de julho.
O prazo para inscrição no Sisu terminou na última sexta-feira, dia 14. Foram mais de  788 mil inscritos. O número superior ao registrado no segundo semestre do ano passado que fechou com 642.878 candidatos inscritos.
Nesta edição do SiSU foram ofertadas 39.724 vagas em 54 instituições públicas de ensino superior. O Sisu foi desenvolvido pelo MEC para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato.

terça-feira, 18 de junho de 2013

PROJETO QUE LIMITA DOAÇÕES EM CAMPANHAS.



“Apertando o cinto”: Projeto que limita doações em campanhas será apresentado no Congresso

apertando-o-cintoUm projeto que pretende colocar limite máximo para doações em campanhas políticas será apresentado nos próximos dias no Congresso Nacional. A medida foi anunciada nessa segunda-feira (17) pelo relator da reforma política e articulador do projeto de lei, deputado Henrique Fontana (PT-RS).
O deputado divulgou a iniciativa durante audiência pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde de ontem para discutir o financiamento público de campanhas. O debate foi convocado pelo ministro Luiz Fux, que relata ação de inconstitucionalidade da Ordem dos Advogados do Brasil pela proibição de doação de empresas.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

SISU: INSCRIÇÕES TERMINAM NESTA SEXTA-FEIRA.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam hoje (14) às 23h59. Nesta quinta-feira (13), o número de inscritos bateu recorde e superou o número total no segundo semestre de 2012. Até as 18h11 de ontem, 644.473 candidatos já tinham feito a inscrição, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). No ano passado, foram 642.878 inscritos.
Por meio do Sisu, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior. Podem se inscrever os estudantes que participaram da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e que não tenham zerado a redação. Nesta edição, serão ofertadas 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições.
A primeira chamada está marcada para o dia 17 de junho e a segunda para 1° de julho. As matrículas da primeira chamada ocorrerão nos dias 21, 24 e 25 de junho e as da segunda chamada em 5, 8 e 9 de julho.