sexta-feira, 29 de março de 2013

JARDINENSE TEM ÔNIBUS BARRADO NA BR-406 POR SUPERLOTAÇÃO.


Passageiros ficaram esperando outros ônibus da empresa para seguirem os seus destinos
Passageiros ficaram esperando outros ônibus da empresa para seguirem os seus destinos
A Tribuna do Norte destaca que um ônibus da empresa Jardinense foi interceptado por Policiais Rodoviários Federais no quilômetro 294 da BR-406 por superlotação. Segundo fiscais da PRF, o veículo que saiu da rodoviária de Natal às 15h de ontem com destino a Caicó estava trafegando acima da capacidade de passageiros, com pessoas em pé e em outros casos com a numeração de poltrona igual para três pessoas.
De acordo com a passageira Cristina Augusta, crianças e pessoas chegaram a desmaiar com a superlotação. “Se o ônibus não fosse parado o trajeto da gente ia ser muito complicado”, disse a passageira. Cristina contou que o número de passageiros aumentou no conhecido posto do Dudu, em Parnamirim, onde muitos pegam os ônibus intermunicipais.
A confusão”, contou ela, “começou no posto, quando um dos passegeiros disse que havia comprado passagem antecipada há 15 dias, mas estava sem poder sentar na poltrona escolhida porque ela estava ocupada por uma pessoas que tinha o mesmo bilhete. Eles [a empresa] continuaram a vender, mesmo sabendo que todos os lugares estavam ocupados”.
João Maria, que se identificou como fiscal da empresa, refutou a versão dos passageiros, dizendo apenas que o ônibus estava parada por causa de problemas mecânicos. “A bateria arriou e a marcha deu problema, mas não estamos irregulares”, disse ele. Sobre as denúncias de Cristina Augusta, João Maria disse que ela havia comprado passagem de estudante, mas não estava com a carteira para comprovar a condição.
Enquanto o ônibus estava parado em frente ao posto da PRF, os passageiros que desceram foram aos poucos sendo recolocados em outros veículos da linha. Dois ônibus foram deslocados para resgatar os passageiros, segundo o dono da empresa, José Baltazar. Às 17h30, vários passageiros ainda aguardavam a chegada do segundo veículo. O fiscal da empresa justificou o atraso pelo congestionamento na BR-406, no final da tarde, devido ao feriado da Semana Santa.Fonte: Robson Pires.

quarta-feira, 27 de março de 2013

DEPUTADA FEDERAL DO PT FÁTIMA BEZERRA.

Fátima defende 100% dos royalties para educação

foto (2) (1)A deputada federal Fátima Bezerra (PT) destacou nesta terça-feira (26), no plenário da Câmara dos Deputados, a fala da Presidenta Dilma Rousseff que defendeu mais uma vez, em visita a Pernambuco ontem, a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação.
“A Presidenta destacou, inclusive, o quanto esses recursos são necessários para promover a valorização do professor brasileiro, até porque a grande maioria dos Governadores e Prefeitos queixa-se de que não tem dinheiro suficiente para pagar e para valorizar o Magistério”, disse a deputada. “Daí a importância da iniciativa que a Presidenta tomou mandando a esta Casa a Medida Provisória 592/12, determinando que todos os royalties sejam destinados à educação”, completou.
Fátima ainda fez um apelo que a Câmara aprove o mais rápido a MP 592/12, lembrando que o prazo dela vence em maio, e informou que a matéria está associada ao Plano Nacional de Educação, na medida em que vai assegurar que as metas do PNE sejam alcançadas. “Precisamos valorizar nossos professores e garantir a destinação de 10% do PIB para educação, conforme estabelece o Plano Nacional da Educação, que está em análise no Senado”.

PRAZO PARA ATUALIZAÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA SEGUE ATÉ AMANHÃ DIA 28.


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou o prazo para a atualização do cadastro dos beneficiários do Bolsa Família.
Em Mossoró, as famílias devem se dirigir ao setor de Cadastro Único da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude, localizado no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo para regularizar a situação até a próxima quinta- feira (28).
Os beneficiários que ainda não atualizaram as informações estão com o benefício bloqueado nos meses de fevereiro e março. Quem não comparecer terá o benefício cancelado.
De acordo com Everton Pereira responsável pelo cadastramento do bolsa família em Mossoró desde outubro do ano passado que o recadastramento deveria ter sido concluído mas como muitas pessoas não procuraram o serviço o Ministério do Desenvolvimento Social MDS prorrogou o prazo para as famílias atualizarem o seu cadastro.
Quem teve o seu beneficio cancelado deve procurar a da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude para a atualização. O cadastro dessas famílias será enviado para analise e se estiver no perfil voltará a receber o beneficio.Fonte: Robson Pires.

terça-feira, 26 de março de 2013

CRIAÇÃO DE TILÁPIAS EM APODÍ-RN.

Associação quer comercializar 13 toneladas de tilápia na Semana Santa

Mensalmente, Associação de Aquicultores de Apodi produz cerca de seis toneladas do pescado, que é usado em diferentes pratos

A criação de tilápias transformou o município de Apodi, distante 328 quilômetros de Natal, em referência na produção do pescado em cativeiro no Rio Grande do Norte. Mensalmente são produzidas cerca de seis toneladas do produto. Para expandir a produção e comercialização, a Associação de Aquicultores de Apodi (Aquapo) resolveu abrir um ponto de vendas na cidade. Os aquicultores apodienses, que contam com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, apostam na diversificação de produtos e na aproximação com o consumidor final. A expectativa é comercializar cerca de 13 toneladas de pescado somente para a Semana Santa.
Tilápia já é usada para fazer hamburguer (Foto: Divulgação Sebrae)
Construído com recursos próprios da associação e inaugurado no sábado (23), o ponto de vendas, permitirá também que produtos beneficiados, como lingüiça, almôndegas e hambúrgueres de tilápia, passem a integrar o cardápio das famílias. Os produtos, fabricados após consultorias promovidas pelo Sebrae-RN, permitem um melhor aproveitamento e a agregação de valor ao pescado. “Tínhamos esse sonho, que agora se tornou realidade. Com o ponto de vendas, a população vai ter acesso mais fácil a nossos produtos, que estão sendo diversificados para tornar a tilápia mais atrativa e fazer com que todos ganhem no final”, comemora o presidente da Aquapo, Antônio Francisco de França.
Atualmente com 25 associados e 55 tanques redes instalados, a Aquapo comercializa a produção, principalmente, junto a instituições públicas, como Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e secretaria de educação do município, que incluiu desde 2010 a tilápia no cardápio da merenda em 14 escolas do município. “Com a inauguração da loja os criadores de peixe terão algo novo, que é o capital de giro obtido diariamente, uma novidade para a categoria. Isso é importante para estimular a participação de mais aquicultores no negócios”, observa o gerente de Agronegócios do Sebrae-RN, José Ronil.
Para o gestor de Piscicultura do Sebrae-RN, Renato Gouveia, a inauguração da loja para comercializar a tilápia beneficia diretamente o consumidor final e os aquicultores, dois atores importantes na cadeia produtiva da piscicultura local. “O Sebrae-RN apoia este projeto desde 2005, e instalação de uma loja para comercializar a tilápia é uma iniciativa muito oportuna. Ao mesmo tempo em que incentiva o consumo de peixe junto ao consumidor final, garante renda aos criadores que integram a associação”, destaca. As ações desenvolvidas junto à Aquapo fazem parte do Projeto Sebrae-RN no Território da Cidadania Sertão do Apodi.Fonte: Portal no Ar.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Senado pode confirmar ampliação de direitos das domésticas nesta terça

empregada-domestica-15O Senado pode confirmar, nesta terça-feira (26), a ampliação dos direitos trabalhistas garantidos aos empregados domésticos. A PEC 66/2012, conhecida como PEC das Domésticas, foi aprovada em primeiro turno na semana passada, com 70 votos favoráveis e nenhum contrário, e agora precisa ser confirmada pelos senadores numa segunda votação.
De acordo com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), há acordo para a votação, que depende apenas do quórum necessário – as PECs, para serem aprovadas, exigem os votos de pelo menos três quintos dos senadores (49). Na semana passada, o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que, se o Plenário liberasse a pauta, trancada pela Medida Provisória do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (MP 586/2012), a PEC das Domésticas seria votada.

sábado, 23 de março de 2013

GARIBALDI ALVES FILHO DIZ NÃO TER " AMBIÇÃO DE DISPUTAR CARGOS".




O ministro  da Previdência Social e senador licenciado, Garibaldi Alves Filho (PMDB), afirmou que não almeja concorrer a mandatos eletivos. "Não tenho mais ambições imediatas de disputar cargos", garantiu. O nome de Garibaldi estava cogitado para concorrer à sucessão de Rosalba Ciarlini nas eleições de 2014 e esse anúncio pode alterar os planos do partido, que, no Rio Grande do Norte, é presidido pelo deputado Henrique Eduardo Alves. Ontem, durante sessão da Câmara Municipal de Natal em homenagem ao 47 anos do PMDB, o deputado preferiu não fazer comentários sobre o próximo pleito. "Falar do processo agora é como criar intrigas", afirmou.
A intenção de Garibaldi foi declarara durante a sessão solene na Câmara. Garibaldi justificou sua decisão com base na vida política. "Me sinto muito realizado em ver a minha trajetória, a do partido, seu fortalecimento em todo o país e o fato de Henrique e eu já termos alcançado essas posições na vida politica nacional". O ministro disse que pretende ver as conquistas do partido através de novos nomes. "Já estou realmente me alinhando àqueles que já prestaram a sua contribuição. É a vez de ver uma nova geração impulsionando o partido para novas conquistas", pesou. O ministro é detentor de uma lista considerável de cargos eletivos. Foi deputado estadual por quatro vezes, prefeito de Natal e governador reeleito. Atualmente é ministro e o cargo de senador lhe dá garantia de permanência na vida pública até 2018.
Ao mesmo tempo que fez essas afirmações Garibaldi deixou claro que não tem intenção de ser candidato e delegou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, a condução do PMDB em 2014. "Henrique é o terceiro homem na linha de sucessão do comando do Brasil", Garibaldi  deixou claro o que pode ser o plano político do partido para 2014. "O PMDB do RN tem condições de disputar todos os cargos eletivos que desejar disputar", afirmou. E continuou declarando que o tom de nostálgico do discurso ficava com ele, enquanto Henrique se encarregaria de falar pelo futuro do estado. "Ele vai falar de números, pelo futuro, por uma infraestrutura que faça arrancar esse estado da situação em que se encontra. Eu fico ao lado de quem fez história no PMDB e delego a Henrique os rumos do partido", afirmou.
Ele destacou também o perfil de lutas e história e fez questão de destacar a contribuição dada por ele e Henrique no processo de fortalecimento da agremiação partidária. "Eu e Henrique, depois da trilha que se abriu e deixando a modéstia de lado, consolidamos o PMDB no Rio Grande do Norte".
O ministro encerrou a sua fala pedindo ao filho, o deputado estadual Walter Alves, que continuasse na vida política. "Mas não é o que as pessoas estão pensando exatamente", disse.
A sessão solene proposta pelo vereador Felipe Alves (PMDB) contou também com a participação do senador Paulo Davim (PV), dos deputados estaduais Antônio Jácome (PMN), Hermano Morais (PMDB) e Walter Alves (PMDB), além de prefeitos, vereadores e militantes do PMDB de todo estado.Fonte: Tribuna do Norte.

OPERAÇÃO CACTUS.

Operação Cactus: CGU aponta ex-prefeito de cidade cearense como líder

Um ex-prefeito da cidade de Itatira, no Ceará, é apontado como o líder do grupo de pessoas envolvidas e investigadas na Operação Cactus, desencadeada na quinta-feira em quatro estados do país, inclusive Rio Grande do Norte. A informação é da Controladoria Geral da União (CGU), que atuou em conjunto com a Polícia Federal no cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
Segundo a CGU, o ex-prefeito “agia como lobista cuja atuação junto a prefeituras do estado do Ceará e de outras unidades da federação visava a facilitar a obtenção de recursos federais, na forma de convênios ou contratos de repasse, inclusive mediante emendas parlamentares”.
Ainda de acordo com a Controladoria, o grupo “infiltrava-se nos órgãos federais repassadores dos recursos, mediante a obtenção de apoio de servidores públicos e a participação de outros agentes, com o intuito de garantir os repasses para os projetos e prefeituras de interesse do grupo e de evitar que esses projetos passassem por acompanhamento e fiscalização, como forma de garantir a ocultação de irregularidades e fraudes”.
Durante a investigação, foi detectado o gerenciamento e montagem dos processos junto a prefeituras do Ceará. Além disso, houve simulação de licitações com uso de empresas controladas pelo grupo. “As apurações realizadas constataram o enriquecimento desproporcional dos diversos participantes da quadrilha, dentre os quais se destacam o mentor do esquema, seu filho e sua principal assistente”, informa a CGU.
No Rio Grande do Norte, uma equipe da Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Elias Fernandes. De lá, saíram com alguns documentos que serão analisados posteriormente.Fonte: Robson Pires.

sexta-feira, 22 de março de 2013

João Maia acredita que ministro da Saúde vai ajudar o RN

cafe ministro
O deputado federal e coordenador potiguar da bancada federal, João Maia (PR), esteve presente ao café da manhã, oferecido pela governadora Rosalba Ciarlini ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na manhã desta sexta-feira (22), na residência oficial.
Durante o café da manhã, o secretário Luiz Roberto fez uma explanação sobre a situação no Estado e as propostas que jugam necessárias para melhorias da saúde pública.
Para o deputado João Maia, o encontro foi muito proveitoso e objetivo. “O que impressionou a todos foi o conhecimento profundo que tem o secretário Luiz Fonseca sobre o tema. O que deixou a todos felizes foi à participação do ministro no debate da saúde e sua manifesta intenção de ajudar o Rio Grande do Norte”, declarou o deputado. Após o encontro, a governadora Rosalba Ciarlini acompanhou o ministro da Saúde a uma visita ao Hospital Walfredo Gurgel.

terça-feira, 19 de março de 2013

CHUVA NO DIA DE SÃO JOSÉ.

Emparn prevê chuvas em todas as regiões do RN no dia de São José

chuva 1Segundo do site oficial da Emparn, o dia de São José será de céu parcialmente nublado com ocorrência de pancadas de chuvas em todas as regiões devido à presença de instabilidades associadas à zona de convergência intertropical e a circulação ciclônica dos ventos em altos níveis da atmosfera.

São João do Carneirinho

Luiz Gonzaga

Eu plantei meu milho todo no dia de São José
Se me ajuda a providência, vamos ter milho à grané
Vou "coiê" pelos meus "caico"(cálculo)
20 espiga em cada pé
Pelos "caico" (cálculo) eu vou "coiê"(colher) 20
espiga em cada pé
Ai São João, São João do Carneirinho
Você é tão bonzinho
Fale com São José, fale lá com São José
Peça Pra ele me ajudar
Peça pra meu milho dá
20 espiga em cada pé.





·



segunda-feira, 18 de março de 2013

PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF EM ROMA.


Jamil Chade – ENVIADO ESPECIAL / CIDADE DO VATICANO
ROMA – A presidente Dilma Rousseff desembarcou neste domingo, 17, em Roma, onde irá assistir à missa inaugural do pontificado do papa Francisco, na próxima terça-feira.  Ela está acompanhada pelos ministros Antonio Patriota, Gilberto Carvalho e Aloisio Mercadante. A presidente evitou os jornalistas e saiu por uma porta lateral do hotel onde está hospedada para fazer turismo em Roma com seus ministros. O Planalto não divulgou o local da visita já que se trata de uma agenda privada.
A missa inaugural deve ser vista por mais de 150 autoridades de todo o mundo. Hoje, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também desembarca em Roma e será a primeira a ser recebida pelo papa, já amanhã para um almoço.
Dilma teria um breve encontro com Francisco na terça-feira, após a missa. O papa deve convidar à presidente à Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio de Janeiro e deve atrair 2 milhões de pessoas em julho.
Roma começa a se transformar em uma cidade sitiada por seguranças, diante do desembarque de presidentes, chefes de estado, ministros e autoridades de todo o mundo. No hotel onde Dilma está hospedada – o luxuoso Excelsior – ficará também o vice-presidente dos EUA, Joe Biden.
A presidente brasileira deverá ter um encontro amanhã com o presidente italiano, Giorgio Napolitano – já de saída.
Dilma foi obrigada a cancelar uma agenda que teria em Salvador para viajar para Roma. Ao chegar ao hotel, a presidente não deu declarações.
‘Deus jamais se cansa dos pobres e do perdão’, diz papa Francisco

domingo, 17 de março de 2013

GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI APOSTA NAS PARCERIAS COM O GOVERNO FEDERAL.

Rosalba: “Se for o melhor para o país, apoio a reeleição de Dilma”

rosalba TN
Segundo a Tribuna do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini aposta nas parcerias com o Governo Federal para executar, neste ano, obras de infraestrutura no Rio Grande do Norte. Ela afirma que, nos dois primeiros anos da administração, as dificuldades financeiras, combinadas com a ausência de projetos foram os principais entraves para firmar os convênios que garantem investimentos ao Rio Grande do Norte. Na lista de obras que a governadora Rosalba Ciarlini apresenta nesta entrevista, a maioria envolve construção ou melhorias em estradas, reforma de aeroportos regionais, construção de barragens, instalação de adutoras e redes de saneamento básico. Em Natal, estão alguns destes principais investimentos, como a ampliação da rede de coleta de esgoto para 80% das residências.
Ao responder sobre as reclamações de aliados e as perspectivas para 2014, a governadora evita tratar de detalhes sobre as articulações em andamento. Ela afirma que a falta de diálogo apontada por alguns políticos da base aliada pode ter ocorrido, em algum momento, porque o Governo exige dedicação às questões administrativas. Rosalba Ciarlini também vê com normalidade e rotina as conversas sobre sugestões para o secretariado. A governadora observa que não é o momento de pensar ou conversar sobre uma possível candidatura à reeleição. Mas, apesar de ser a única governadora do DEM, ao responder sobre o relacionamento administrativo e político com a presidenta Dilma Rousseff, admite apoiar a candidatura da petista à reeleição.

quarta-feira, 13 de março de 2013

DEPUTADOS APROVAM URGÊNCIA PARA ACELERAR VOTAÇÃO DO PROJETO DE COMBATE ÀS DROGAS.



O presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), comemora a aprovação no Plenário da Câmara do pedido de urgência de votação da Lei do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD). O texto é resultado de um trabalho feito pela Comissão Especial, que durante três anos, realizou audiências públicas em vários estados e ouviu especialistas para formular uma política nacional que possa ajudar a diminuir o sofrimento dos usuários e familiares.
Fábio Faria, 2º. vice-presidente da Câmara, que integrou a Comissão e associou a esta as ações da Frente Parlamentar, destaca que o texto procura dividir a responsabilidade entre todos os entes Federados. A União é a responsável pela Política Nacional e colaboração financeira, os estados pelo acolhimento e os municípios pela prevenção.
“O projeto também trata da repressão ao aumentar a pena para os traficantes de drogas com maior poder de dependência e de reinserção social ao reservar vagas em cursos profissionalizantes e em contrato de obras públicas para os dependentes inseridos nos programas de reabilitação”, informa o parlamentar.
Com a aprovação do requerimento de urgência, a expectativa é que a matéria seja votada no fim deste mês. Fábio Faria também sugeriu ao seu partido, o PSD, que crie um grupo de trabalho para acompanhar a execução dos programas de combate às drogas definidos pelo governo.

PROCON- RN.

Procon fecha Insinuante, Casas Bahia, Rabelo e Magazine Luiza no Alecrim por irregularidades

O Procon Municipal abriu ontem o Calendário Anual de Fiscalização, o Alecrim foi o primeiro bairro escolhido para começar a fiscalização.
Loco no primeiro dia de abordagens no comércio de rua, quatro grandes lojas do ramo de eletrodomésticos foram autuadas e tiveram que fechar as portas durante algumas horas.
Insinuante, Casas Bahia, Rabelo e Magazine Luiza foram fechadas por irregularidades e só puderam reabrir após cumprirem as determinações do Procon.
Nas quatro empresas faltavam os preços dos produtos, cartazes e etiquetas com as condições de pagamento, exemplares do Código do Consumidor, e o contato e o endereço do Procon nos cupons fiscais, como determina a legislação municipal.
O Procon espera que as redes entrem com recurso no prazo de 10 dias, a contar da data da autuação, para avaliar o recurso, e definir o valor da multa.
O Procon continua até o fim da semana com o Calendário Anual de Fiscalização. Fonte: BG.

terça-feira, 12 de março de 2013

HENRIQUE EDUARDO ALVES- PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

“No mês de março a coisa caminha ou é esquecer de novo”, diz Henrique Alves

henrique TNO presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), afirmou que o governo Rosalba Ciarlini tem até o fim do mês para rever seus métodos ou perderá os apoios políticos que ainda tem. “Acho que no mês de março a coisa caminha ou é esquecer de novo. Tenho expectativa de que isso possa caminhar, e a gente possa chegar a um entendimento”, frisou em entrevista coletiva concedida ontem em Natal.
O peemedebista deu a entender que o rompimento só não se concretizou na reunião do dia 25 de fevereiro porque a governadora mostrou-se disposta a ceder. “Naquela reunião houve o entendimento de que era preciso a governadora abrir o seu grupo. Na nossa avaliação o governo é muito isolado, muito distante da base. Não é um governo com base política consolidada. A governadora admitiu isso e abriu-se para um diálogo novo”, relatou.
D’O Mossoroense

CARDEAIS SE DIVIDEM EM QUATRO CORRENTES.


                                        

Duas pró-Cúria e duas por reformas, elas terão de buscar apoio para emplacar papa                   

CIDADE DO VATICANO  - Num cenário político bizantino, os 115 cardeais entram hoje para o conclave profundamente polarizados, divididos e irão às urnas em uma eleição aberta. Fontes próximas aos cardeais confirmaram ao Estado que existem pelo menos quatro grupos atuando nos bastidores para que suas visões prevaleçam. Mas todos admitem que, ao contrário do conclave de 2005, não há um franco favorito. De um lado, dois grupos que se apresentam como espécies de partidos da situação, enquanto outros dois clamam por maior transparência, maior eficiência na gerência da Igreja e uma espécie de modernização na gestão pontifícia.
"Não há um debate sobre doutrina ou sobre fé", indicou um assessor de um cardeal de peso no Vaticano. "A Igreja hoje está falando com a mesma voz no que se refere à religião. É sua administração que está dividindo os cardeais", acrescentou.
Mas, para observadores em Roma, com o elemento religioso fora da campanha, é mesmo a disputa política que ganhará espaço de honra na Capela Sistina. Ontem, no último dia de reuniões, o número de cardeais que pediu para falar sobre o que esperavam do próximo papa era tão grande que nem todos puderam fazer suas intervenções.
Parte deles deixou claro que considerava que o debate deveria continuar. Mas a Cúria deu por encerradas as discussões. Assessores admitiram que isso era um sinal de que nem tudo está resolvido e que o pleito está aberto.
"No último conclave, havia um homem com uma estatura três ou quatro vezes maior que a dos demais cardeais", disse o cardeal francês Philippe Barbarin, em referência a Joseph Ratzinger. "Desta vez não é o caso. A escolha terá de ser feita entre um, dois, três, quatro, uma dúzia de candidatos", insistiu. "Não sabemos ainda de nada. Vamos ver o que sairá da primeira votação."
Primária. Nos últimos dias, Roma foi tomada por reuniões secretas de diferentes grupos, mobilizando forças para justamente permitir que seus candidatos descubram hoje se têm ou não apoio suficiente para continuar na batalha. Na tarde de hoje, a primeira votação servirá como uma espécie de primária. Diante da proliferação de nomes que podem atrair votos, quem não se sair bem na primeira votação será na prática eliminado.
Não por acaso, a meta dos grupos ontem era o de costurar os últimos apoios para garantir a sobrevivência de seus candidatos para os próximos dias.
Um dos grupos de maior peso é o que poderia ser chamado de "pró-Cúria", com o apoio de alguns dos principais príncipes do Vaticano que já estavam no poder durante a gestão do secretário de Estado, Tarcisio Bertone. O grupo, porém, queimado diante dos escândalos e da própria renúncia de Bento XVI, foi obrigado a buscar nomes de fora para atrair eleitores.
Um deles é de d. Odilo Scherer, afinado com as posições da Cúria. Ele atenderia a dois critérios: é o homem de confiança de um grupo no poder e, ao mesmo tempo, renovaria a imagem da Igreja ao se tornar o primeiro papa de fora da Europa em 1,3 mil anos. Jornais italianos apontam que o brasileiro já poderia ter numa primeira votação entre 20 e 30 votos.
Mas nem o grupo do establishment da Igreja estaria unido. Parte dele, liderado pelo secretário de Estado, Tarcisio Bertone, defende a volta de um italiano para o comando da Santa Sé, depois de mais de 30 anos nas mãos de "estrangeiros". Um dos nomes seria o de Giancarlo Ravasi, o poderoso ministro da Cultura da Santa Sé. Mas não se descarta que o arcebispo do Sri Lanka, Malcolm Ranjith, possa ser uma alternativa se não houver uma sintonia entre os italianos.
Oposição. Do outro lado está a oposição que clama por uma reforma da administração e uma nova imagem de maior transparência na Igreja. O problema, segundo fontes no Vaticano, é que o único ponto em comum é o desejo de derrubar o grupo no poder. "Não há um nome único da oposição que atraia a atenção de todos", disse uma fonte.
Ironicamente, o representante da oposição considerado como tendo maiores chances é um antigo aliado de Bento XVI, o poderoso arcebispo de Milão, Angelo Scola. Antes de renunciar, o papa chegou a dar sinais de que Scola seria seu candidato. Ele tem o apoio de outros cardeais italianos - mas nem todos.
"Scola é moderno, mas não progressista", insistia ontem Marco Politi, vaticanista italiano, cada vez que alguém tentava rotular Scola como um reformista. Mas parte da delegação americana também estaria inclinada a votar nele, desde que adote posições claras pró-transparência. Jornais italianos chegaram a apontar que o arcebispo de Milão poderia somar até 40 votos já na primeira rodada de votação.
Até a tarde de ontem, a prioridade de seu grupo de apoio era o de atrair o voto de cardeais independentes e descontentes com a atual Cúria. O problema é que nem todos estão convencidos de que Scola representaria de fato uma renovação da Igreja e que adotaria medidas drásticas de reformas.
Não por acaso, grupos debateram nos últimos dias nomes alternativos de oposição. São pessoas que não se alinham com o grupo pró-Cúria e nem com Scola. Mas ainda assim teriam o apoio de vários descontentes.
A lista, neste caso, é ampla e iria desde o canadense Marc Ouellet, passando pelo ganense Peter Turkson, os cardeais americanos Sean O'Malley e Timothy Dolan, o filipino Luis Antonio Tagle, o húngaro Péter Erdo e mesmo o brasileiro João Aviz. "A Cúria precisa de uma revolução", declarou o cardeal alemão Walter Kasper. "Precisamos de reforma e transparência", disse.
Já o canadense Marc Ouellet poderia ainda ser um dos nomes fortes, representante de uma espécie de compromisso entre os diversos campos. Para ser eleito, o novo papa terá de acumular 77 votos, o que pode não ser uma tarefa simples diante das divisões. Se houver um impasse entre os grupos e se as votações se repetirem sem um claro avanço de um dos candidatos, cardeais poderão chegar à conclusão de que terão de abandonar seus preferidos para buscar um nome de consenso. O canadense, não por acaso, é visto como um dos favoritos justamente por fazer a ponte entre os grupos. /JAMIL CHADE

segunda-feira, 11 de março de 2013

ELEIÇÃO DO PRÓXIMO PAPA COMEÇA NESTA TERÇA- FEIRA.

Cardeais fazem última reunião oficial antes do início do conclave

Décima congregação geral começou às 9h30 (hora local) no Vaticano.
Eleição do próximo Papa começa nesta terça-feira (12).


Visão geral da área da Capela Sistina, onde os cardeais vão se reunir na terça-feira (12) para o conclave (Foto: Alessandra Tarantino/AP)Visão geral da área da Capela Sistina, onde os cardeais vão se reunir na terça-feira (12) para o conclave (Foto: Alessandra Tarantino/AP)
Os cardeais da Igreja Católica que estão em Roma iniciaram às 9h30 (5h30 no horário de Brasília) desta segunda-feira (11) a última congregação geral antes do início do conclave que elegerá o novo Papa. Durante toda a semana passada, os cardeais fizeram reuniões para discutir temas da Igreja e decidir detalhes sobre o conclave – como a data de seu início. A reunião desta manhã, a décima, será a última. Depois dela, os cardeais só irão se reunir novamente de maneira oficial durante a missa “pro eligendo romano pontífice”, que abrirá o primeiro dia do conclave.

Segundo o Vaticano, diversos cardeais se inscreveram para poder falar aos colegas na reunião desta manhã. Até o último sábado (9), mais de 100 intervenções já haviam sido feitas. Participam das congregações os cardeais eleitores – que são 115, todos com menos de 80 anos até a data de início da Sé Vacante, iniciada no dia 28 de fevereiro, com a saída de Bento XVI – e outros mais velhos, que podem atuar nesse período antes da eleição como conselheiros.Fonte: G1.

sexta-feira, 8 de março de 2013

HOJE DIA 8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA "MULHER".

Eternamente mulher

Mulher
Água, Terra
Semente, Ventania...
Estrelas, Fortalezas,
Asas, Alquimia...
Liberdade, Igualdade!
Nesta Mística de tantas Energias...
É a vencedora no teu dia a dia...
Porque Mulher é... Poesia!
Tens contigo o poder... E pode representar muita sorte,
Ou transformar-se num grande enigma... Será?
Mulher... Mulher... Mulher...
Avante! Amores e Vida!
Em nossa Sociedade, é quem luta e aprende...
Mas está provado que é quem mais nos ensina!
Pode ser a Luz no Presente,
e quando AMA não importa a idade,
É a força que nos auxilia... Do contrário, caos... Rebeldia!
Mulher é nossa Grande Paixão,
Nossa Inspiração!
E muito nos Honra quando está no Poder!
Mas é preciso ser companheira, ser parceria...
Então, é RIMA RICA, é FONTE INFINITA! 
Parabéns!
Que Deus te Abençoe
com muitas Vitórias, Verdade no Amor e Alegrias!

quinta-feira, 7 de março de 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PRESTA HOMENAGEM AS MULHERES DO RN.


images (8)
A Semana da Mulher que a Assembleia Legislativa está realizando (4 a 8) culmina nesta sexta-feira (8) com uma sessão solene promovida pela bancada feminina da Casa, às 10h, no plenário Clóvis Motta. No Dia Internacional da Mulher serão homenageadas três personalidades norte-riograndenses que se destacam em sua área de atuação.
Por proposição da deputada Gesane Marinho (PSD) será homenageada a chefe da reserva marinha do Atol das Rocas, Maurizélia de Brito Silva, conhecida como a guardiã do lugar. Ela atua há 20 anos no Atol das Rocas e dedica sua vida à preservação desse refúgio – o único do tipo no Atlântico Sul e já foi reconhecida pelo Prêmio Trip Transformadores, que homenageia pessoas que transformaram o ambiente em que vivem e contribuiu para que o Atol se tornasse sítio do patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A deputada Márcia Maia (PSB) escolheu a jornalista Michele Rincon, apresentadora da Intertv Cabugi. A jornalista é madrinha do Proerd, o Programa de Erradicação e Combate às Drogas, realizado pela Polícia Militar do RN e tem o projeto pessoal de criar uma ONG para realizar um trabalho social. “Ela faz da sua imagem um instrumento de responsabilidade social. Michele Rincon é um exemplo de mulher, mãe, profissional e exemplo de superação”, disse Márcia Maia.
Larissa Rosado vai prestar homenagem à mossoroense Edith Fernandes, 77 anos, considerada uma mulher à frente do seu tempo e liderança política na cidade, mesmo sem nunca ter exercido um mandato eletivo. “Desde o primeiro voto feminino, exercido por uma mossoroense, Edith está definitivamente inscrita na história politica de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Ela fez política, definiu rumos, sempre presente”, justificou a parlamentar. A homenageada participou intensivamente da campanha de Aluízio Alves para o Governo, quando, ao lado de um grupo de mulheres mossoroenses, ficou conhecida como “Senadora”. O grupo das senadoras trabalhou aliado a Aluízio Alves em todas as campanhas. Durante dez anos de cassação do ex-ministro, ela enfrentou e comandou a oposição em Mossoró.Fonte: BG.

quarta-feira, 6 de março de 2013

SINTE/RN.

Secretária da Educação quer revisar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do magistério.

betania sinte
A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, voltou a receber os coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte – SINTE/RN. A nova audiência ocorreu no final da tarde desta terça-feira (06). Entre os assuntos levantados, foi discutida a formação de uma comissão para revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do magistério e os benefícios que estão lendo liberados pelo Governo para a categoria, como as promoções verticais e horizontais.
Na ocasião, também ficou acertado que novas audiências acontecerão nas próximas semanas, para que secretaria e sindicato possam colocar em prática as atividades acordadas. Ao sair da reunião, a coordenadora geral do sindicato, professora Fátima Cardoso, avaliou o encontro como muito produtivo. Já a secretária Betânia Ramalho ressaltou que esse foi o governo que mais atendeu às reivindicações da categoria, beneficiando os professores do Estado.

segunda-feira, 4 de março de 2013

DISPUTA ENTRE WILMA E ROBSON BENEFICIARÁ ROSALBA.


Rosalba

Se a ex-governadora e atual vice- prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB) atender ao convite do presidente nacional da legenda, Eduardo Campos (PE), para disputar o governo do Estado a oposição deverá ficar dividida em 2014 uma que o vice-governador Robinson Faria (PSD) já se lançou sua candidatura.
E aí o Rio Grande do Norte poderá marchar com três candidaturas ou mais:
Wilma – Robinson e Rosalb.Fonte:Robson Pires.

domingo, 3 de março de 2013

NOVAS ELEIÇÕES.


Eleitores de 9 municípios voltam às urnas para escolher novos prefeitos

Eleição deste domingo (3) ocorrerá em quatro estados: BA, MS, RS e SC.
Prefeituras foram governadas pelos presidentes das Câmaras Municipais

Cinco meses depois de escolherem quem iria administrar suas cidades pelos próximas quatro anos, eleitores de nove municípios brasileiros terão de voltar às urnas neste domingo (3) para eleger novos prefeitos As eleições anteriores, realizadas em outubro, foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque os candidatos que concorreram em 2012 tiveram o registro de candidatura rejeitado. Entre os motivos do embargo está a Lei da Ficha Limpa.
saiba mais
As eleições fora de época ocorrerão em cidades de quatro estados: Eugênio de Castro (RS) e Novo Hamburgo (RS); Sidrolândia (MS) e Bonito (MS); Camamu (BA); Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC) e Tangará (SC).
A nova votação ocorrerá das 8h às 17h, no horário local de cada cidade. Para votar, é necessário que os eleitores apresentem documento de identidade com foto. O título de eleitor serve para localizar de forma mais rápida a seção eleitoral.
Segundo o TSE, os candidatos vencedores nas últimas eleições, mesmo tendo obtido mais de 50% dos votos válidos, não podem ser diplomados e empossados porque o registro de candidatura foi negado depois do dia da eleição.
Diante do impasse, os municípios passaram a ser governados, interinamente, pelos presidentes das Câmaras de Vereadores locais.Fonte: G1.

sábado, 2 de março de 2013

CURSO DE LIBRAS SERÁ MINISTRADO EM MARÇO.



A Secretaria de Assistência Social vai realizar em Parnamirim um curso de LIBRAs que será ministrado neste mês de março, através do Pronatec Parnamirim. A inscrição deve ser feita na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), localizada à Rua Aspirante Santos, 396, Santos Reis - Prox. à UNP, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Mais informações pelo fone: (084) 3644-8400.
Este curso é apenas introdutório, e é indicado para estudantes e profissionais de Letras, Pedagogia, Assistência Social e todos que de um modo ou de outro, convivem ou trabalham com surdos.
IBRAs, que significa Língua Brasileira de Sinais, é a língua de sinais utilizadas pela maioria das comunidades de surdos que vivem nos centros urbanos brasileiros, sendo reconhecida pela Lei.
Não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP).

sexta-feira, 1 de março de 2013

IMPOSTO DE RENDA 2013.


Entrega da declaração do Imposto de Renda 2013 começa nesta sexta-feira

Prazo de apresentação do documento vai até 30 de abril, diz Receita.
Multa mínima por atraso na entrega é de R$ 165,74.

A Receita Federal começa a receber, nesta sexta-feira (1º), a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, ano-base 2012. O praszo vai até o dia 30 de abril deste ano, e quem perder está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.
A declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento por meio de formulário de papel foi extinta em 2010.
Obrigatoriedade
Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.
Também estão obrigados a apresentar o documento os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.
A apresentação do IR é obrigatória, ainda, para quem obteve, em qualquer mês de 2012, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.
Quem tiver a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2012, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil, também deve declarar IR neste ano. Este é o mesmo valor que constava no IR 2012 (relativo ao ano-base 2011).
A obrigação com o Fisco se aplica também àqueles contribuintes que passaram à condição de residente no Brasil, em qualquer mês deste ano, e que nesta condição se encontrem em 31 de dezembro de 2012.
A regra também vale para quem optou pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado à aplicação na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias contados da celebração do contrato de venda.
Atividade rural
Também é obrigatória a entrega da declaração de IR 2013 para quem teve, em 2012, receita bruta em valor superior a R$ 122.783,25 oriunda de atividade rural. No IR de 2012, relativo ao ano-base 2011, este valor era de R$ 117.495,75.
O documento também tem de ser entregue por quem pretenda compensar, no ano-calendário de 2012 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2012, informou a Receita Federal.
Declaração de bens e dívidas
Segundo o Fisco, a pessoa física deve relacionar, na declaração do IR, os bens e direitos que possui, no Brasil ou no exterior, assim como suas dívidas. De acordo com o órgão, ficam dispensados de serem informados os saldos em contas correntes abaixo de R$ 140, os bens móveis, exceto carros, embarcações e aeronaves, com valor abaixo de R$ 5 mil. Também não precisam ser informados valores de ações, assim como ouro, ou outro ativo financeiro, com valor abaixo de R$ 1 mil. As dívidas dos contribuintes, ou seus dependentes, que sejam menores do que R$ 5 mil em 31 de dezembro de 2012 também não precisam ser declaradas.
Imposto a pagar
Caso o contribuinte tenha imposto a pagar em sua declaração do IR, a Receita informou que isso poderá ser dividido em até oito cotas mensais, mas nenhuma delas pode ser inferior a R$ 50. Caso o imposto a pagar seja menor o que R$ 100, deverá ser quitado em cota única. A primeira cota, ou a única, devem ser pagas até 30 de abril, e as demais até o último dia útil de cada mês, acrescidas de juros.
O Fisco informou que o contribuinte também pode antecipar, total ou parcialmente, o pagamento do imposto ou das cotas, não sendo necessário, nesse caso, apresentar Declaração de Ajuste Anual retificadora com a nova opção de pagamento. Também pode ampliar o número de cotas do imposto inicialmente previsto na Declaração de Ajuste Anual, até a data de vencimento da última cota desejada.
O pagamento integral do imposto, ou de suas cotas e dos acréscimos legais, pode ser efetuado mediante: transferência eletrônica de fundos por meio de sistemas eletrônicos dos bancos; Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), em qualquer agência bancária; ou débito automático em conta-corrente.
Último ano de preenchimento pelo modelo simplificado
O ano de 2013 será o último no qual os contribuintes que declaram o Imposto de Renda pelo modelo simplificado precisarão preencher sua declaração do IR, segundo informações da Receita Federal.
A partir de 2014, de acordo com o Fisco, caberá ao contribuinte confirmar ou alterar os dados pré-preenchidos pelo órgão e apresentados em sua declaração anual. Esse modelo de declaração pré-preenchida do IR já é adotado em outros países, como a Espanha, e será possível com cruzamento de dados prestados pelas empresas contratantes.
Dados da Receita mostram que 70% dos cerca de 25 milhões de contribuintes que entregam IR anualmente, ou seja, mais de 17 milhões de pessoas, optam pelo modelo simplificado de declaração do Imposto de Renda. Neste caso, há o desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis.Fonte:G1.